Blogue da Associação de Moradores da Zona do Bairro do Matadouro, Pragal, Almada

2013/11/26

HOMENAGEM PÓSTUMA A JOSÉ AUGUSTO OLIVEIRA MAGALHÃES E A NUNO ROCHA DE FREITAS





Ontem à tarde, sábado, dia 23, realizou-se uma homenagem póstuma à memória de dois falecidos dirigentes da Associação de Moradores – José Augusto da Silva Oliveira Magalhães e Nuno Rocha de Freitas – com o descerramento pelas suas esposas, senhoras  Maria de Lurdes  e Aida de Freitas, de fotos emolduradas na sala de convívio, na presença de familiares e amigos dos falecidos, Ilda Garrett, representante da União de Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas, e ainda associados e membros dos corpos sociais  da Associação, tendo, a abrir a sessão, o presidente da Direcção, Joaquim Mário Vieira da Cunha, proferido a intervenção que abaixo transcrevemos, muito aplaudida pelos presentes, tendo também sido oferecidas, após o descerramento, réplicas das mesmas fotos e ramos de flores às esposas dos homenageados.
«Encontramo-nos hoje aqui reunidos para prestar homenagem à memória de dois falecidos e saudosos dirigentes da antiga Comissão de Moradores do Bairro do Matadouro, criada no dia 1 de Maio de 1975 para lutar contra as insuficiências urbanísticas e carências sociais da zona do Bairro, e dirigentes também desta Associação de Moradores que lhe sucedeu em 19 de Novembro de 1997 —  José Augusto da Silva Oliveira Magalhães e Nuno Rocha de Freitas, com o descerramento das suas fotografias nesta Sala de Convívio.
«A todos agradeço a vossa presença em nome dos corpos gerentes da Associação de Moradores. Aos familiares do José Augusto e do Nuno, principalmente às suas esposas e filhos, que mais se viram desapossados dos seus queridos maridos e pais, pelas suas entregas às actividades voluntárias na Comissão e na Associação de Moradores, o nosso especial obrigado e a nossa infinita gratidão e estima.
«José Augusto da Silva Oliveira Magalhães foi um dos fundadores e o principal impulsionador nos primeiros vinte e tal anos da Comissão de Moradores e desta Associação, acompanhado por outros camaradas, como Nuno Rocha de Freitas, ao longo de mais de três décadas de entrega solidária ao serviço da nossa comunidade, onde salientamos os trabalhos de asfaltamento das pracetas do bairro, até aí em terra batida, e da construção da inexistente rede de esgotos de águas pluviais pela Câmara Municipal de Almada; a ocupação de cinco quintas da zona, falidas e desabitadas e pertencentes ao Estado através da nacionalização dos bancos, para o alojamento urgente de famílias portuguesas e de naturais das ex-colónias que chegavam às centenas todos os dias ao nosso País; o arranjo de pequenas obras nas casas de moradores pobres do Valdeão, Penajoia e Olho de Vidro, todos há mais de vinte anos realojados no Plano Integrado de Almada, com o activo empenhamento e luta da população carenciada, da Comissão de Moradores e da CMA; a alfabetização de adultos residentes no bairro e nas quintas; a promoção de provas desportivas, teatro e marchas populares para ocupação dos tempos livres da juventude; a primeira construção da Escola Básica e Jardim de Infância do Bairro do Matadouro, inaugurada em Outubro de 1976, onde hoje é o Hospital;  a realização das Festas Populares do Bairro do Matadouro; a construção do ringue polivalente, do edifício de apoio e das instalações da Comissão de Moradores, e ainda a participação na luta pela construção do Hospital Garcia de Orta e do Posto de Saúde e  na criação da Freguesia do Pragal, esta última criminosamente extinta no passado mês de Setembro por este Governo antidemocrático suportado pelo PSD-CDS que, servindo interesses nacionais e estrangeiros afectos à alta finança e à ladroagem interna dos seus partidos, cada dia que passa nos desgoverna e mais afunda o nosso País no desemprego, na falência das empresas, na fome, nos cortes dos salários e das pensões e reformas, no aumento das rendas de casa, nas falências das famílias e subsequente entrega das casas aos bancos, na degradação das condições de saúde, de ensino e de vida dos portugueses jovens e menos jovens que aos milhares todos os meses se vêem obrigados a procurar melhores condições de vida e de trabalho no estrangeiro, empobrecendo com esta sangria diária o que de mais valioso em termos sociais tinha e tem o país: a juventude que saiu das nossas universidades nos últimos anos, profissional e cientificamente mais preparada de sempre.
«Contra todas estas adversidades que actualmente a nossa sociedade atravessa e por um Governo que proporcionasse ao Povo português boas condições de vida, de trabalho, de ensino e de saúde lutaram activamente, nos campos político, autárquico, social e cívico, os nossos homenageados José Augusto da Silva Oliveira Magalhães e Nuno Rocha de Freitas.
«Saibamos nós, actuais e futuros dirigentes e associados desta Associação de Moradores, honrar e fazer honrar a memória e os exemplos de vida e de dedicação voluntária ao Associativismo e à defesa do Portugal democrático dos nossos homenageados, e lutar afincadamente como eles lutaram para que a defesa das conquistas do 25 de Abril não se percam nesta voragem reaccionária e neoliberal que atravessa a Europa, e pretende destruir o Estado Social conquistado pelos trabalhadores portugueses após a Revolução dos Cravos.
«Nunca vos esqueceremos, Amigos e Camaradas José Augusto da Silva Oliveira Magalhães e Nuno Rocha de Freitas. Continuareis sempre nos nossos corações e pensamentos. Até sempre!» 

Nenhum comentário:

Quem somos

A Associação de Moradores da Zona do Bairro do Matadouro é continuadora da antiga Comissão de Moradores criada em 1975, e tem mantido actividade associativa diversa e na defesa dos interesses dos moradores locais.

Fazemos parte da Associação das Colectividades do Concelho de Almada, da qual somos vogal do Conselho Fiscal, e da Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto. Pertencemos ao Grupo Concelhio de Idosos de Almada e à Comissão de Festas do Pragal, organizadora na freguesia do desfile de Carnaval e das Marchas Populares.

A nossa sede está aberta a todos os moradores da zona do Bairro do Matadouro de segunda-feira a domingo, das 9 horas às 22 horas.

Podem ser associados moradores, familiares e amigos da Associação de Moradores da Zona do Bairro do Matadouro.

No ringue polivalente, tal como a sede da Associação construído por moradores, centenas de crianças e jovens brincam à bola dentro do horário estabelecido pela Direcção. Noutro espaço, joga-se os tradicionais jogos de cartas e dominó. No bairro existe ainda uma pista de chinquilho, onde a Associação leva a efeito torneios no Verão.


Fazem parte dos Corpos Gerentes da Associação os seguintes associados:

Assembleia Geral:

Daniel da Luz Freitas, presidente; Maria Teresa Viegas Andrade, 1.ª secretária; Manuel Carvalho dos Santos, 2.º secretário.

Conselho Fiscal:

Joaquim Manuel Martins, presidente; Armando de Oliveira Ferreira, vogal; Maria Felismina de Jesus Lopes Baptista, vogal.

Direcção:

Joaquim Mário Vieira da Cunha, presidente; José Luís da Silva, vice-presidente; José Alberto Ferreira Durão, secretário; Nuno Rocha de Freitas, tesoureiro; José Augusto da Silva Oliveira Magalhães, 1.º vogal efectivo; Bertine Gonçalves Peixe Cunha, 2.ª vogal efectiva; José Luís Neca Guerra, 3.º vogal efectivo; Maria José da Costa Viegas Fernandes, 1.ª vogal suplente; Berta Fernanda Ferreira Fernandes, 2..ª vogal suplente.